.
Veja alguns dos comentários feitos sobre o livro.
Jaeder Teixeira, escritor:
Mantendo-se fiel à sua vocação, Jason Frutuoso não foge à linha de frente na batalha da vida. Como poeta que é, poderia viver do néctar que colhe sem esforço pelos jardins de sua existência. Mas prefere, ao sabor adocicado da poesia, a acidez cáustica que desnuda a vida humana em todas as suas dimensões. O autor se coloca corajosamente entre seus personagens e o leitor. Isto preserva a idoneidade dos primeiros e a integridade do segundo, poupando-o do contato direto com os embates.
Agora Frutuoso nos apresenta, em todas as suas dimensões, o espinhoso, traumático e recorrente episódio do envolvimento de um jovem com o submundo das drogas. Vai colocando pontos de luz nos caminho, exibindo em cada trecho da vida do garoto as causas e conseqüências do desvirtuamento familiar.
Garoto criado pela mãe, para a mãe, (e não para o mundo real) Xarles se viu ofuscado pelo brilho fácil da vida e se deixou arrastar.
Xarles foi poupado da consumação rápida do seu desfortúnio, por ordens superiores caráter consaguíneo. Isto, se lhe poupou a vida, o obrigou a sorver até o fim o seu cálice amargo. Acabou por perceber que, se a vida o instigou, chacoalhou e provocou enquanto ele podia administrar seu rumo, acabou por “limpar o pé na grama” em relação a ele e deixá-lo pra trás, segiindo a sua rota, altaneira, agregando consigo os valores de quem ansiava pelo sentido positivo da marcha. Foi assim que percebeu que, de tanto trombar com a vida na busca dos próprios caminhos, acabou esfacelado e incapaz de retomar o comboio.
Xarles acaba por entender o quanto caminhara equivocado por caminhos falsos. Tenta retroceder, mas não dispõe mais de vitalidade. Já queimara toda a sua cota de energia, esbanjando-a pelos falsos caminhos. Vê finalmente no filho, a possibilidade de deixar neste mundo um saldo positivo de sua passagem.
Percebemos, ao fechar o livro, que os meios saudáveis para a construção da família dependem muito menos de intenções do que de vigilância e envolvimento sem tréguas, na medida certa.