Sinopse

O Livro “Samuel e o Bezerro Dourado” conta história a de um menino que, de uma hora para outra se vê às voltas com um acidente ocorrido com seu bezerro chamado Dourado.Após o acidente, ele busca todos os recursos possíveis para viabilizar a cura do bezerro mas, como não se sente compreendido pelos adultos, acaba recorrendo a divindades e até ao próprio bezerro como forma de amenizar o próprio sofrimento. Samuel acredita que Dourado lhe compreende e até compartilha com ele a desconfiança sobre o mundo dos adultos: “um mundo onde criança não pode entrar”. Em algumas ocasiões, ele conversa com Dourado que, silenciosamente o escuta. “Quem cala consente”, e é assim que Samuel entende. O menino não poupa palavras, tanto para fazer queixas ao amigo como também para consolá-lo pelo seu sofrimento.

A história se inicia com o narrador-personagem Mingote, um ex-escravo que residia numa fazenda do interior de Minas Gerais que, em determinado momento de sua vida, não pôde mais continuar a tarefa. Então, Samuel toma o foco narrativo, assumindo ele mesmo a guia da história, tornando-se protagonista e narrador-personagem.

No desenrolar da história o leitor é inserido nas aflições e nos conflitos vividos por Mingote que se apaixona pela mulher de um rico e poderoso fazendeiro. 

O autor trabalha o regionalismo, retratando problemas sociais e políticos de uma região do estado de Minas Gerais, na área rural e urbana, pondo em relevo tipos, casos e costumes de várias camadas sociais, que na verdade representam a realidade brasileira. 

Disse a escritora Margarida Drumond de Assis: “Permeia esta obra a figura do psicólogo que Jason é, o que é notado quando ele dá características e analisa as personagens que possuem profunda verdade humana, daí adquirindo dimensões de universalidade. São exemplos disto o relacionamento de Samuel com tia Luiza, com o irmão Juca e também o confronto do garoto com situações de perda”. E continua: “Cumpre agora deixar que o leitor inicie a leitura e, por meio de Mingote e Samuel, se deixe levar pelos encantos desta pitoresca história que, em seu final, já dá mostras do gosto de Jason Jair Frutuoso pela poesia”. 

Certamente o livro “Samuel e o Bezerro Dourado” irá fazer bem a leitores de todas as idades, pois o tema nele abordado diz respeito a questões de interesse geral.

 
Design: Fábrica de Criação | concrete5 - open source CMS © 2017 Jason Jair Frutuoso. Todos direitos reservados.